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sábado, 20 de agosto de 2016

Cuidando das Relações no Seu Local de Trabalho

Como Vão as Relações no Seu Ambiente de Trabalho? Se Decepciona Com Muita Frequência? É Hora de Rever Alguns Conceitos, Concorda?


Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que no ambiente de trabalho nós somos profissionais. Porém, muitos colaboradores acabam restringindo seu comportamento a isso e se esquecem que são gente. São muitas vezes, excelentes profissionais, que entregam o trabalho no prazo, são pontuais com os horários da Empresa,  são organizados, porém, o que lhes importa é somente isso: como a empresa recebe o que eles entregam. Mecanizados, não conseguem cultivar nenhuma outra relação para com os demais colegas ou não fazem questão mesmo. 

Por outro lado, temos os que são amiguinhos além da conta e acabam mediocrizando todo o processo de trabalho, inclusive atrapalhando outros colegas pela forma displicente como encaram sua carga horária. 

Numa situação exigente, ou seja, a exemplo de uma cobrança da gerência por causa de um serviço que foi executado com falhas, esses personagens geralmente acabam envolvendo mais pessoas: o que trabalha sozinho e o amigo de todas as horas, os dois vão eleger, e às vezes cruelmente, um corresponsável.

Bem, se o enfoque é ambiente de trabalho, precisamos pesar as coisas. É possível se relacionar muito bem sem deixar de ser profissional.  Para isso, é preciso pensar que os dois extremos citados são perigosos, então, mais uma vez, esbarramos no equilíbrio. É o que precisamos buscar com afinco.

O que trabalha sozinho precisa aprender que quem compartilha conhecimento aprende as várias facetas do trabalho que faz, uma vez que, quem está aprendendo também pode colaborar na construção do trabalho. O trabalho em equipe e o compartilhamento têm o poder de trazer ao nosso interior a sensação de satisfação que aplaca, inclusive, algumas formas de depressão.

O amiguinho precisa aprender que dentro de sua carga horária as gargalhadas e brincadeiras têm lugar sim, porém, restritos, e que seu foco é o resultado que precisa apresentar.

As decepções no ambiente corporativo costumam engessar, tanto as relações de um como os resultados do outro. Esses cuidados, além de muitos outros, obviamente, ajudam a manter a decepção nas relações corporativas mais distantes. De certo que não sumirão, mas serão menos difundidas, consequentemente, menores serão os prejuízos que elas podem trazer.

Bom mesmo é focar no que precisa ser apresentado, apresentar com excelência, dar uma atenção saudável aos momentos de pausa, e porque não, atender ao outro com alguma dificuldade que apareça, ou até mesmo, tendo percepção da necessidade, oferecer voluntariamente ajuda.

Equipe é isso. Dá até pra planejar um bate-papo com tira-gostos depois do expediente no final da semana de trabalho, afinal, além de profissionais, uma equipe de verdade é formada por pessoas que se relacionam muito bem.

É só pensar o respeito e o profissionalismo na amplitude que eles exigem.

Sucesso por mérito a todos!

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